26 de fev. de 2010

verdades e mentiras sobre espadas japonesas ~.~




guia de compra de espadas orientais

O objetivo deste guia é alertar os usuários e compradores sobre espadas japonesas que estão sendo anunciadas por alguns vendedores com características FALSAS:


Se você está procurando espadas japonesas de samurai no Mercado Livre, e procura por espadas 'de enfeite' (wall-hangers) que vão servir para pendurar na parede e mais nada, desconsidere este guia. Você encontrará bastante ofertas a preços bem acessíveis inclusive.

Se você quer uma espada de verdade, resistente, que pode ser usada para treinos de corte (tameshigiri) e pode aguentar impactos, este guia poderá ser útil.


Se o vendedor não garante que a espada aço carbono 1060 pode aguentar impactos, DESCONFIE. Uma espada aço carbono 1060, quando devidamente temperada pode, SIM servir pra cortes. É claro que uma espada não vai ser eficiente como um machado pra cortes pesados, mas a lâmina não deve se quebrar na altura do cabo como aconteceria com uma lamina de en


feite, aço carbono 440 ou inox Se o hammon (aquelas ondinhas na lâmina) está fosco, DESCONFIE, isso é chamado de "brushed hammon" ou seja, é FALSO, pois hamon verdadeiro é gerado após um tratamento de calor diferenciado com argila, e essas ondulações são formadas DENTRO do metal, e não somente na superfície.


Se o vendedor diz que a espada é de origem japonesa, DESCONFIE o dobro, pois as espadas autênticas japonesas custam milhares de dólares no mínimo e tem controle do governo japonês, necessitando assim uma autorização especial para saída dos mesmo do país. (Em se tratando de uma Iaito, o processo é mais simples, porém não é lâmina para corte e sim para treino de Iaido, geralmente feita de alumínio)

Espadas em aço carbono enferrujam SIM, o cuidado das mesmas deve ser feito com um kit de manutenção, constituindo um óleo choji, bola de pó de uchiko (pedra japonesa), um martelo pra ajudar a desmontar a espada e papel de arroz. O óleo choji pode ser substituido por vaselina liquida (óleo mineral) ou spray de silicone pra impedir contato da lamina com humidade ou ar.

A espessura da lâmina deve ter entre 6mm ou 7,5mm pra ser considerada de boa qualidade/confiável.

Embora existam vendedores de má fé que vendem espadas da linha hanwei/Paul Chen a mais de mil reais, se vocÊ pesquisar em nivel internacional, notará que as linhas Practical Katana do Paul Chen/Hanwei lá fora são as mais 'baratas' em termos de qualidade e preço (menos de 300 dólares). Ou seja, os vendedores brasileiros colocam uma margem exorbitante de lucros em cima de produtos baratos. EVITE comprar espadas hanwei/Paul Chen (da linha practical) acima de 800 reais no mercado livre, vocÊ estará sendo enganado.

Espadas muito reluzentes, embora sejam descritas como aço carbono 1060, é provavel que sejam aço inox, pois aço carbono 1060 polido é extremamente demorado de se conseguir, e isso demanda mais mão de obra, elevando o preço. Aço inox é ALTAMENTE IMPROPRIO para espadas, pois tem muito cromo e vai QUEBRAR com impactos fortes.

Afiação a laser (ou leizer dependendo do vendedor) é conversa fiada. É mais do que ridiculo afiar a laser uma espada japonesa.

Pergunte se a lâmina é full tang (inteiriça até o cabo), muitas espadas de enfeite tem lâmina e um 'fiapo' (rat tail tang)de metal que entra para o cabo, isso faz com que a espada fique muito fragil na junção da lamina com o cabo e quebre com facilidade em qualquer treino de corte.

Conclusão:

espadas de boa qualidade, próprias para treinos de corte só mesmo encomendando em alguma cutelaria e isso deve custar entre 2 e 6 mil reais(Ou comprando encomendando de fora). Pesquise muito antes de comprar uma espada para saber ANTES o que está comprando. Muitas vezes vale a pena comprar fora.

Atualização: Depois da implementação do SISCOMEX da Receita Federal, parece que não estão mais barrando objetos cortantes pelo correio, porém estão taxando em 60% por imposto de importação sobre o valor do produto + o envio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário